OPPLS – NOTA DE APOIO AOS DOCENTES DA UEMA E DA UEMASUL

TODO APOIO AOS LUTADORES E LUTADORAS DA UEMA E UEMASUL

QUANDO PROFESSORES SÃO DESRESPEITADOS, TODOS E TODAS NÓS SOMOS DESRESPEITADOS

QUANDO UMA UNIVERSIDADE É SUCATEADA, TODA A SOCIEDADE SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS

TODO APOIO AOS LUTADORES E LUTADORAS DA UEMA E UEMASUL: NEGOCIA, BRANDÃO!

O Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão, vem se juntar ao clamor da sociedade maranhense, que assiste, estupefata, à forma como o Governo do Estado do Maranhão vem tratando a Educação no Estado, em especial no tocante à greve docente que, desde o dia 24 de agosto deste ano, paralisou o ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades estaduais do Maranhão.

São perdas acumuladas em mais de dez anos sem revisão salarial para os professores e professoras que constroem a realidade das UEMAs, com nomeações de professores e professoras concursados e concursadas paralisadas, bem como obras inacabadas e interrompidas, orçamento sucateado e recursos constitucionais que não vêm sendo destinados corretamente à UEMA e à UEMASUL, num montante que já beira os TREZENTOS MILHÕES DE REAIS.

Diante desse quadro calamitoso, o que temos visto o Governo Brandão fazer? Absolutamente nada. Pior: diz que a greve é radicalização dos professores e professoras, que apenas lutam por condições dignas e respeito à UEMA e à UEMASUL, cujas atividades de ensino vêm sendo tocadas por professores substitutos que compõem quase a metade do quadro funcional e portanto da força de trabalho destes importantes indutores de desenvolvimento do Estado, com salários e condições de trabalho, por sua vez, sucateados, e com a pesquisa e a extensão negligenciadas, posto que a falta de perenidade dos contratos impõe limites às atividades do quadro docente. Silenciamento, invisibilidade, falta de negociação, e mentiras na Internet são as formas que o Governo encontrou para tentar diminuir a força pujante do movimento docente, que já cumpre a histórica tarefa de levar essa discussão à sociedade.

Em razão disso, nós, também professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras, não podemos seguir o exemplo do governo e silenciarmos ante a essa situação.

Emprestamos solidariedade e declaramos nosso total apoio a esta luta, juntando-nos ao coro de docentes e discentes da UEMA e da UEMASUL que exigem respeito e início das tratativas por parte do Governo que levem a um bom termo a interrupção das atividades regulares nas duas universidades.

Seguiremos acompanhando a situação e cobrando diuturnamente uma posição do governo em relação à pauta de negociação apresentada pelo Movimento, bem como as tentativas do Ministério Público do Estado do Maranhão de intermediar o conflito cuja responsabilidade recai sobre o silêncio incômodo e desrespeitoso do governo do Estado do Maranhão.

Negocia, Brandão!

Todo apoio e solidariedade ao exemplo de luta e dignidade que nos dão as comunidades da UEMA e da UEMASUL.

QUANDO PROFESSORES SÃO DESRESPEITADOS, TODOS E TODAS NÓS SOMOS DESRESPEITADOS

QUANDO UMA UNIVERSIDADE É SUCATEADA, TODA A SOCIEDADE SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS