Acompanhe pesquisas desenvolvidas no âmbito do OPPLS

O Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, cujo objeto de pesquisa, coleta de dados e documentação (tudo a ser disponibilizado aqui no site como forma de dar retorno à sociedade sobre o nosso trabalho) gira em torno do debate sobre políticas públicas e lutas sociais, destacando especialmente os processos concretos do Estado brasileiro e as especificidades do Maranhão, disponibiliza a seguir um balanço das investigações que vêm sendo procedidas em seu âmbito, bem como os “produtos” daí resultantes, como publicações, participações em eventos científicos, orientações com base nos temas pesquisados entre outros.

Nos links a seguir, é possível acompanhar as pesquisas já realizadas pelo OPPLS e as que estão em andamento, bem como os resultados daí advindos.

Esse material ficará disponível também no menu de nosso site, onde estará atualizado a cada evolução de nossas investigações.

As pesquisas por nós desenvolvidas, bem como o banco de dados que será alimentado a partir de nosso site estão à disposição para consulta, citação e reprodução – desde que feita a devida citação à fonte. Consulte a seguir:

Pesquisas concluídas:

Período de 2007 a 2014:

PROJETO DESENVOLVIMENTO DO MARANHÃO NO SÉCULO XXI: a expansão do agronegócio e seus impactos sobre o meio ambiente e a segurança alimentar

Período de 2008 a 2012:

Orçamento e Políticas Públicas no Maranhão: a Execução Orçamentária a partir da Constituição Federal de 1988 e as Políticas Públicas de Educação e Saúde

Pesquisas em andamento:

O orçamento do governo estadual do Maranhão para a educação e saúde no período de 2011 a 2018

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o orçamento do governo do estado do Maranhão para a educação e saúde, tendo como referências as determinações legais de âmbito nacional e estadual e os objetivos e características dessas políticas nos planos e programas governamentais do período de 2011 a 2018. A pesquisa teve início em 2021 e deve ser concluída no segundo semestre de 2023.