Movimento de Defesa da Ilha lança Carta à População alertando para o aumento da degradação ambiental em São Luís

Movimento de Defesa da Ilha lança Carta à População alertando para o aumento da degradação ambiental em São Luís

Em dezembro de 2023, o Movimento de Defesa da Ilha realizou o Seminário Plano Diretor, Lei de Zoneamento e Poluição em São Luís. Dele resultou a Nota Técnica que compila os dados de poluição na capital maranhense e que demostra a situação insustentável a que se chegou.

A Nota Técnica aponta FLAGRANTE VIOLAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO, com a ultrapassagem dos padrões legais de EMISSÃO DE POLUENTES, COM CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS E DA FAUNA AQUÁTICA POR METAIS PESADOS em São Luís e na Baía de São Marcos.

Neste mês de abril de 2024, o Movimento de Defesa da Ilha lançou a CARTA À POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS, na qual reforça o ALERTA, chamando atenção para o aumento da degradação ambiental e as consequências resultantes do impacto desse “dito desenvolvimento urbano-territorial na Ilha de São Luís”: ÓBITOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, CÂNCER DE PULMÃO E OUTRAS DOENÇAS.

  • A NOTA TÉCNICA COMPLETA E A CARTA À POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS podem ser vistas nos links abaixo. Além de detalharem a situação com DADOS CIENTÍFICOS, os documentos apontam ainda que caminhos podemos percorrer para tentar contornar esse quadro:
  • Carta à População de São Luís:
  • Nota Técnica:

Siga este assunto também em nosso perfil no Instagram