UFMA mobiliza 18 alunos para cursarem graduação na Universidade de Coimbra
Este programa irá proporcionar a dupla diplomação nas licenciaturas de Biologia, Letras e Física.
O convênio celebrado com a Universidade de Coimbra, através do Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI e custeado pela CAPES, está levando a Portugal dezoito alunos para cursarem dois anos na “Universita Conimbricense”, uma das mais antigas do Mundo.
Este programa irá proporcionar a dupla diplomação nas licenciaturas de Biologia, Letras e Física. Além da integração curricular esta mobilidade estudantil abrangerá aspectos científicos, culturais e sociais, não somente com Portugal mais com toda a comunidade européia.
O objetivo do PLI é apoiar a internacionalização acadêmica na graduação, na pós- graduação e na pesquisa, reforçando as licenciaturas, a qualificação profissional para a docência e a internacionalização do aprendizado. O programa contempla as áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Português, Artes e Educação Física, tendo como finalidade impactar positivamente a qualidade da educação básica através da valorização do professor.
Selecionando alunos que tenham um ou três semestres cursados no Brasil, oferecerá maior experiência curricular e institucional aos licenciados. Estes devem cumprir as exigências curriculares das duas universidades, sendo que as atividades complementares e os estágios só poderão ser creditados no Brasil. Ao final todos terão direito a dupla diplomação, serão licenciados pela UFMA e pela Universidade de Coimbra.
Na primeira edição do programa (2010-2012) a UFMA não participou, e para este ano somente para a Licenciatura em Biologia a demanda dobrou, sendo que dos 38 alunos de 16 universidades, seis serão alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMA. Além das aulas os alunos poderão participar de atividades extracurriculares em projetos de pesquisa, estágios nos laboratórios, ações comunitárias contra a AIDS, museus de ciências como Zoologia, Botânica e Antropologia, além de poderem realizar estudos no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. A licenciatura em Educação Física é a mais recente em Coimbra e além das disciplinas de Biomecânica, Bioquímica e Fisiologia do Exercício, oferece mestrado em Biocinética com um dos laboratórios mais bem equipados de Portugal.
Durante o mês de setembro estiveram em Coimbra os professores Maria Rita Santos (Letras), Maria Consuelo Alves Lima (Física) e o Prof. Sérgio Luís Araújo Brenha que aguarda a chegada de seis alunos de Biologia prevista para o dia 5 de outubro, feriado nacional em Portugal. Na ocasião participaram da semana de reuniões de todos os coordenadores brasileiros, representante da CAPES, do Grupo Coimbra das Universidades Brasileiras – GCUB, da coordenadora geral do PLI no Brasil, do Reitor da UFRGS Prof. Carlos Alexandre, representante das Universidades Brasileiras e do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra o Prof. Joaquim Ramos de Carvalho. Os nossos professores visitaram as coleções científicas do Museu de Antropologia, as instalações do Observatório Astronômico da Universidade de Coimbra, especializado em estudos diários da atividade solar desde o século passado, e também o Museu e as escavações arqueológicas em Conimbriga.
Foto:02
Legenda:Prof Sérgio Brenha, do DEBIO/UFMA, examinando o telescópio solar milenar do Observatório Astronômico da Universidade de Coimbra. Este aparelho registrou imagens diárias do Sol durante os dois últimos séculos.
Edição: Keyle Monteiro