TURISMO PROMOVE BLITZ EDUCATIVA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL

Na quarta-feira (18), o Ministério do Turismo promoverá uma blitz educativa para sensibilizar a população contra a exploração sexual de crianças e adolescentes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Representantes do ministério e cerca de 100 alunos de cursos de Turismo do Distrito Federal participarão do movimento, fazendo distribuição de panfletos e adesivagem de veículos.

A mobilização terá início às 14h e acontecerá no gramado em frente  à Catedral e em outros quatro semáforos da Esplanada dos Ministérios. A iniciativa faz parte de mobilização pelo dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

De acordo com a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, o Ministério do Turismo apoia todas as iniciativas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “O ministério não está de olhos fechados para este tipo de prática criminosa. Queremos que a sociedade denuncie, não aceite esse crime nos nossos destinos turísticos”, disse.

Dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100), coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos, mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o serviço recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

Uma extensa agenda de atividades será realizada em Brasília e no Rio de Janeiro, chamando a sociedade para a importância de um enfrentamento conjunto do problema. A programação nacional está disponível no site da secretaria.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000. A data marca o crime que chocou o país em 1973, em Vitória (ES), e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  A intenção é destacar a data para convocar a sociedade para participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes.

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/05/16/turismo-promove-blitz-educativa-contra-exploracao-sexual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *