TCU vai investigar hospitais universitários de todo o Brasil
TCU vai investigar hospitais universitários de todo o Brasil
DE BRASÍLIA
O TCU (Tribunal de Contas da União) anunciou hoje a abertura de auditorias para investigar possíveis irregularidades em hospitais universitários de todos os Estados do Brasil.
Mas o foco principal será o Hospital Pediátrico da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde fraudes em licitações foram registradas em reportagem do “Fantástico”, da TV Globo, exibida no último domingo.
Serão investigadas as empresas Bella Vista Refeições Industriais, Locanty Soluções e Qualidade, Rufolo Serviços Técnicos e Construções e Toesa.
As empresas investigadas foram citadas na reportagem do “Fantástico” por oferecer propina para fraudar licitações de emergência do Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ.
Com a ajuda da direção do hospital, um repórter do programa se passou por gestor de compras da instituição durante dois meses e simulou uma chamada de licitações em regime emergencial. Nesse período, representantes das empresas sugeriram o pagamento de propina.
As empresas envolvidas negaram, por meio de nota, que paguem suborno para garantir vendas ou contratação de serviços em processos licitatórios.
Em comunicado lido ontem no plenário, o presidente do tribunal, Benjamin Zymler, afirmou que a reportagem “mostrou a existência de esquema de fraudes em licitações na área de saúde cometidas por empresas fornecedoras. Os contratos de prestação de serviços eram firmados mediante pagamento de propinas e após simulação de disputa entre falsos interessados”.
Zymler acrescentou que a área de inteligência do TCU está levantando dados relativos aos contratos celebrados com as empresas citadas na reportagem.
Está sendo apurada a existência de conluios destas empresas em licitações, inclusive com a participação de empresas pertencentes aos mesmos sócios ou parentes próximos.