Taxa de desemprego volta a cair na Alemanha

Taxa de desemprego volta a cair na Alemanha

DA REUTERS, EM BERLIM

A taxa de desemprego da Alemanha recuou ainda mais em maio, mas a tendência positiva que levou o número a uma mínima pós-reunificação está perdendo força, sinalizando que a maior economia da Europa não é imune aos problemas que a cercam.

A taxa de desemprego recuou para 6,7% neste mês ante 6,8% em abril, segundo dados sazonalmente ajustados, informou o Escritório do Trabalho nesta quinta-feira.

O número de pessoas sem emprego ficou inalterado em 2,872 milhões de acordo com números sazonalmente ajustados.

“O mercado de trabalho alemão continuou a se desenvolver de forma positiva em maio todo”, disse o diretor do Escritório do Trabalho, Frank-Juergen Weise. “Entretanto, a boa tendência está enfraquecendo de certa forma.”

A força do mercado de trabalho da Alemanha, reformas estruturais e anos de moderação salarial ajudaram o país de mais de 80 milhões de pessoas a se recuperar da crise financeira de 2008/09 e a se manter forte durante a crise da zona do euro.

Mas dados mostraram que a crise que agora pesa sobre os parceiros da Alemanha na zona do euro está também afetando seus próprios negócios.

Dados na semana passada mostraram que o sentimento de negócios da Alemanha despencou em maio e que o setor manufatureiro encolheu, conforme os problemas na zona do euro afetaram as empresas.

“No curto prazo, a crise do euro deve pesar sobre o mercado de trabalho. Assim que a crise for novamente controlada, entretanto, a situação fundamental positiva da economia levará a mais aumentos no emprego de novo”, disse Christian Schulz, do Berenberg Bank.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1098257-taxa-de-desemprego-volta-a-cair-na-alemanha.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *