SINPROESEMMA DISCUTE AÇÕES A FAVOR DA APROVAÇÃO DO ESTATUTO
SINPROESEMMA DISCUTE AÇÕES A FAVOR DA APROVAÇÃO DO ESTATUTO
A direção do SINPROESEMMA relaizará na próxima sexta-feira, (08), pela manhã, na sede do sindicato, encontro extraordinário cuja finalidade é tratar com os representantes de Núcleos e da Delegacias Regionais – da mobilização para a aprovação pelo governo do Estado (Secretaria de Estado de Educação), do Estatuto do Educador.
Além deste, outros encaminhamentos estão em pauta e deverão ser discutidos também na oportunidade, como por exemplo: promoção, progressão, titulação e recomposição salarial – assuntos pendentes e que precisam de destaque nos próximos movimentos concebidos por esta entidade de classe.
“Esta ação é mais uma parte da luta em defesa de direitos consagrados aos trabalhadores em educação. É neste seminário que teremos que construir estratégias de mobilização dos trabalhadores”, disse Júlio Pinheiro, presidente do SINPROESEMMA, sobre a reunião.
Atividades
Desde o ano passado, a direção do SINPROESEMMA em conjunto com os trabalhadores em educação do Estado, vem desenvolvendo inúmeras atividades a favor da aprovação pelo governo – do Estatuto do Educador.
Por vezes, foram realizadas reuniões com as comissões (governo e SINPROESEMMA), para discutirem pontos divergentes entre ambas as partes. Mesmo insistindo com encaminhamentos relativos ao documento, ainda assim, o governo apresentou proposta que desabona o trabalhador em itens como promoção, progressão e inserção do funcionário de escola no Estatuto do Educador.
Paralisação
Já no segundo semestre deste ano (setembro/ 2010), a categoria decidiu por paralisação durante 144 horas, em função do não cumprimento do acordo feito entre governo e sindicato no sentido de reaver a discussão sobre as políticas de melhoria da qualidade do trabalho dos educadores maranhenses. Mesmo assim, esta ação não surtiu o efeito desejado o que contrariou milhares de trabalhadores.
Além da paralisação no início de setembro passado, os trabalhadores manifestaram-se no dia 16 do mesmo mês, pelas ruas do centro de São Luís, com concentração na Praça Deodoro (Biblioteca Pública), finalização em frente ao Palácio dos Leões. O foco novamente foi o encaminhamento das discussões e posterior aprovação pela Assembléia Legislativa do Estatuto do Educador. Também em foco, a não implantação por prefeitos municipais do Estado, do piso salarial nacional aprovada em 2008.