Sindicalistas e estudantes protestam contra tarifa de ônibus no RS
Sindicalistas e estudantes protestam contra tarifa de ônibus no RS
DE PORTO ALEGRE
Sindicalistas, universitários e estudantes secundaristas se mobilizam pela redução da passagem de ônibus em Porto Alegre.
Na noite de segunda-feira (27), uma manifestação em frente à prefeitura acabou em tumulto, com policiais e manifestantes trocando agressões.
A confusão começou após a tropa de choque da Brigada Militar (a PM gaúcha) cercar a entrada do prédio da prefeitura. Contêineres de lixo foram incendiados, e lâmpadas e o piso de mármore do edifício foram quebrados, de acordo com a administração. Ninguém foi preso.
O movimento aproveita a volta às aulas no Estado para reforçar a mobilização. Ontem, o protesto começou em frente a um colégio estadual na região central da cidade.
Um sindicato de funcionários dos Correios, movimentos sociais e o diretório dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul também participaram.
Após a confusão em frente à prefeitura, os manifestantes já articulam novos protestos contra o aumento das passagens. A convocação é feita por meio de redes sociais.
O valor da passagem em Porto Alegre subiu para R$ 2,85 no começo do mês. Os manifestantes reclamam que o preço está entre os mais caros entre as capitais.