Senado quer explicação da ANP sobre vazamento de óleo da Chevron
Senado quer explicação da ANP sobre vazamento de óleo da Chevron
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA
A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quinta-feira convite para o presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Haroldo Lima, dar explicações sobre o vazamento de óleo ocorrido em plataforma utilizada pela companhia Chevron na bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
Para o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), autor do requerimento, a agência precisa apontar se é capaz de responder às demandas do setor, que serão cada vez mais complexas diante da exploração de petróleo na camada pré-sal.
“Chegou o momento da ANP ser repensada, porque as tarefas da agência são muito amplas e depoimentos dos últimos dias dão conta de que há, por parte da ANP, o reconhecimento de que ela não dispõe de infraestrutura adequada para cumprir com suas responsabilidades “, disse Ferraço.
Correligionário do presidente da ANP, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse que ele já demonstrou interesse a conversar com os senadores. A audiência ainda não foi marcada.
Segundo a Polícia Federal, o vazamento na plataforma no campo de Frade, em 8 de novembro, foi causado por “falha humana”.
A PF agora quer saber se no dia em que houve o vazamento havia condições meteorológicas para a aplicação do plano de emergência.