SEMUS INTENSIFICA TREINAMENTO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
SEMUS INTENSIFICA TREINAMENTO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
As coordenações de Dengue e de Estratégia Saúde da Família (ESF), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), estão realizando um treinamento específico para o combate à dengue na capital, direcionado a 160 agentes comunitários de Saúde (ACS). A capacitação acontece pela manhã e pela tarde.
Os profissionais estão sendo preparados para integrar as ações do Programa Municipal de Combate à Dengue, desenvolvendo as mesmas atividades dos agentes de endemias.
O treinamento acontece nas Unidades de Saúde da Família (USF) Fabiciana Moraes, na Cidade Operária, e Jailson Alves Viana, na Cidade Olímpica III, e no Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), no Centro de Saúde Paulo Ramos, no Centro.
Além desse treinamento, a Semus continua intensificando os trabalhos de mobilização contra a dengue em toda a capital, mesmo sabendo que São Luís encontra-se com índice satisfatório, com menos de 1% no critério de infestação predial. Algumas localidades estão recebendo atenção especial por conta da ocorrência de casos da doença, onde ocorrem visitas domiciliares, com distribuição de material educativo e orientação à população sobre a prevenção e controle da dengue.
Todos os sete Distritos Sanitários de São Luís – que compreendem as localidades do Centro, Itaqui-Bacanga, Coroadinho, Cohab, Bequimão, São Cristóvão, Tirirical e Vila Esperança – estão incluídos nos programas de combate à dengue.
Fumacê entram em açãoAs frentes de trabalho estão sendo auxiliadas pelo fumacê, que realiza o serviço com determinação do Ministério da Saúde, que dá preferência aos locais onde há infestação elevada de Aedes aegypti e ocorrências com notificações de casos da dengue.
“É preciso que a população esteja ciente da importância do combate à dengue, que pode, inclusive, levar o individuo à morte. O trabalho do fumacê é importante e os moradores que localizarem os carros nas ruas devem deixar portas e janelas abertas para que os mosquitos sejam exterminados”, alertou o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Gutemberg Araújo.
A Semus, através da Coordenação da Dengue, está elegendo algumas prioridades na continuidade dos trabalhos de nebulização espacial, o Fumacê. A pulverização teve início nesta quarta-feira, 16, a partir de 17h, nos bairros da Alemanha, Jordoa e Coroado. Nesta quinta, 17, durante a madrugada, o trabalhão foi feito nos bairro do São Francisco e ilhinha e à tarde, no mesmo dia, Monte Castelo e Areinha receberão a nebulização espacial.
Em BOX
Dicas para prevenir a doença
– Não deixar água parada
– Colocar terra ou areia nos pratos das plantas
– Não deixar acumular sujeira nas calhas do telhado
– Tampar caixas d´água, cisternas, barris…
– Cobrir ou furar pneus
– Virar de boca para baixo garrafas vazias
– Lavar os reservatórios com água sanitária ou sabão neutro uma vez por semana
–Manter o quintal livre de pneus, copos, latas e quaisquer recipientes que possam acumular água e facilitar a reprodução do mosquito.
–Evite jogar lixo próximo a bueiros. Se eles entupirem, poderão formar poças de água que facilitarão a proliferação do mosquito.
–Se for necessário manter recipientes com água para o abastecimento da casa, deixe-os muitos bem tampados, para evitar a entrada do mosquito.
Sintomas da Dengue
– Súbita febre alta
– Dor de cabeça
– Cansaço intenso
– Falta de apetite
– Dores musculares
– Manchas vermelhas na pele
– Vômito
– Sangramento no nariz ou nas gengivas.
FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=3014