SEMINÁRIO EM CURITIBA ABORDA REGULAMENTAÇÃO ESPECIFICA SOBRE DOENÇAS DO TRABALHO NO SETOR FRIGORÍFIC
Escrito por: Rui Amaro Gil Marques
A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA) em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação (CONTAC), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE ) e a Fundacentro promovem na próxima terça-feira, 29 de março, a partir da 8h30, o Seminário Norma Regulamentadora e as Doenças no Setor Frigorífico.
O evento acontece no Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, localizado na Rua Vicente Machado, 84 – centro de Curitiba. Participam do evento representando o Ministério Público do Trabalho o Procurador Dr. Sandro Sarda (de Santa Catarina) e Paulo Roberto Cervo, do Ministério do Trabalho e Emprego, Thais Helena de Carvalho Barreira, da Fundacentro e Dr. Ruddy César Facci, especialista em Medicina do Trabalho.
Participarão do evento entidades sindicais do setor de Alimentos, Frigoríficos, Abatedouros e Avícolas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul além de representantes do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Conselho Estadual do Trabalho do Paraná e da Secretaria Estadual do Trabalho do Paraná.
Na pauta das discussões a elaboração de uma Norma Regulamentadora especifica para as indústrias frigoríficas e avícolas brasileiras para tentar coibir o aumento das doenças do trabalho como as DORT/LER, estresse e depressão que já alcançam números alarmantes nesse setor. O evento é aberto ao público.
O presidente da Federação (FTIA), Ernane Garcia (foto) destaca a importância do evento para o movimento sindical e para a sociedade enfatizando que no setor frigorifico o número de trabalhadores doentes que estão afastados pelo INSS cresce assustadoramente e que é preciso que seja feito algo urgente para coibir o crescimento desse problema. “A sociedade tem que tomar consciência que a saúde dos trabalhadores tem mair valor que qualquer outra coisa. Não podemos continuar de braços cruzados e esse seminário tem como objetivo discutir essa situação e mobilizar a sociedade para que possamos encontrar uma solução que seja benéfica para todos os envolvidos na questão”, finalizou Garcia.
Para maiores informações entrar em contato com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA) pelo fone (41) 3223-9760. O endereço é Alameda Cabral, 737 – Curitiba (PR), email: contato@ftiapr.org.br