SEMCAS E CMDCA REALIZAM SEMINÁRIO PARA MONITORAR RESULTADO DE AÇÕES
SEMCAS E CMDCA REALIZAM SEMINÁRIO PARA MONITORAR RESULTADO DE AÇÕES
A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA) realizaram o Seminário de Monitoramento dos Projetos Apoiados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O objetivo é monitorar os resultados, permitir a troca de experiências e dar visibilidade às ações.
Dessa forma, o evento também permite a sensibilização de outros parceiros, tanto para apresentar projetos como para doar recursos ao Fundo.
Os projetos financiados pelo FMDCA incluem desde capacitação de Conselheiros Tutelares e outros operadores de direitos infanto-juvenis até projetos de prevenção ao uso de drogas e à violência, de esporte, de enfrentamento à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes, de erradicação do trabalho infantil, de reabilitação na comunidade de crianças e adolescentes com deficiência, de proteção, de acolhimento e de restabelecimento de vínculos, sempre buscando garantir a convivência familiar e comunitária.
A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Roseli Ramos, parabenizou o CMDCA e as entidades participantes pelo compromisso de assegurar direitos às crianças e aos adolescentes de São Luís, afirmando que “cada projeto pode ser como uma ‘máquina do tempo’, permitindo trazer para o presente uma realidade desejada a partir das ações de intervenção que envolvam as políticas sociais, como de assistência social, educação, esporte, cultura, saúde.”
Ainda segundo Roseli, a Semcas tem buscado apoio no FMDCA para os serviços Vincular e Família Acolhedora, que se incluem na diretriz prioritária do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A secretaria também obteve aprovação para um projeto que fortalece a habilitação e reabilitação na comunidade de crianças e adolescentes com deficiência, em execução, e dois outros a serem implementados a partir de 2011: um que envolve oficinas no Circo Estrela da Vida, em implantação, e outro que envolve crianças e adolescentes retirados do trabalho infantil com a música. Os serviços promovem a reinserção familiar e comunitária de crianças, adolescentes e jovens.
ResultadosPara a presidente do CMDCA, Quésia Barros Madeira, que também integra a Pastoral do Menor (Pamen) da área Itaqui-Bacanga, o objetivo do seminário foi expor aos parceiros financiadores, às famílias e à comunidade os resultados dos projetos desenvolvidos a partir de 2009 com os recursos do Fundo.
Segundo Quésia, “tivemos uma mostra de como esses trabalhos incidiram na melhoria de vida de muitas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Crianças carentes, com deficiências, em situação de rua ou de drogadição que, hoje, tem uma realidade diferente, graças a essas ações”.
Para 2011, a presidente do CMDCA ressaltou que já foram aprovados 22 projetos em convênio com a Semcas, o que sinaliza que essa parceria tem dado muito certo.
O Seminário de Monitoramento dos Projetos Apoiados pelo FMDCA foi realizado dia 11 de fevereiro, no Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. Durante o evento, houve apresentação de crianças e adolescentes em oficinas de dança, música e de capoeira, inclusive de crianças e adolescentes com deficiência, de vídeos e de estatísticas de ações e resultados.
Na oportunidade, também foi lançado o Manual sobre as Normas e Procedimentos de Utilização dos Recursos do FMDCA. Foi uma tarde de muitas atividades socioeducativas, uma verdadeira demonstração de habilidades e exemplos de superação.
FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=3011