Seis universidades gregas a ponto de fechar por falência

Seis universidades gregas a ponto de fechar por falência

 

Seis universidades gregas encontram-se à beira do fechamento depois das perdas ocasionadas pela quitação da dívida, que deixaram suas contas bancárias perto de zero, publicou nesta quarta-feira (28) a agência de notícias AMNA.

 

Antes da reestruturação da dívida soberana, as 17 universidades públicas gregas contavam para suas despesas de funcionamento com depósitos no valor de 120 milhões de euros, mas depois do pagamento o valor caiu para 33 milhões, explicou a Conferência de Reitores das Universidades Gregas.

 

Por tal motivo, os responsáveis por estes centros reuniram-se na terça-feira com urgência e adotaram como primeira medida a criação de uma comissão que solicite ao Estado a devolução dos fundos, já que o novo memorando não contempla a recapitalização de instituições públicas.

 

Os reitores também realizaram uma audiência com o ministro de Educação, Yorgos Babiniotis, que se comprometeu a fazer todo o possível para assegurar, ainda que seja parcialmente, o funcionamento das universidades.

 

O ministro afirmou ter tratado a questão com o premiê Lukas Papademos.

 

Segundo as diretrizes impostas pelos credores internacionais, os fundos das universidades gregas, depositados em contas ordinárias, tiveram que se converter em bônus do Estado.

 

Com a reestruturação da dívida soberana o valor destas participações ficou reduzido em 53,5% em média, mas as instituições públicas suportaram uma percentagem maior que os possuidores privados de bônus, que no caso das universidades chegou a 72,5%.

 

“Converter os fundos universitários em títulos do Estado privou-nos de milhões de euros”, assegurou o reitor da Universidade de Ioannina, Triantafyllos Albanis, à agência AMNA.

 

Governo e credores não incluíram as instituições públicas como beneficiárias do empréstimo concedido de 130 bilhões de euros, desse modo não existe orçamento para repor os 87 milhões cortados das universidades, mas há 50 bilhões para o setor bancário.

 

Fonte: Prensa Latina

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179349&id_secao=9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *