SEDIHC PROMOVE DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA
Entre os anos de 1948 e 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificava a homossexualidade como um transtorno mental. Neste período, usava-se o termo “homossexualismo” para referir-se à orientação sexual de uma pessoa. Vale ressaltar que o sufixo “ismo” significa “doença”, uma “patologia”. Há exatos 21 anos, ou seja, em 17 de maio de 1990, a Assembléia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou e oficializou a retirada do Código 302.0 (Homossexualismo) da CID (Classificação Internacional de Doenças), e declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”.
A partir deste fato histórico o Movimento LGBT Mundial tem priorizado a propagação em todo o mundo do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. Por esta razão, o dia 17 de maio tornou-se uma data simbólica e histórica para o Movimento LGBT.
No Maranhão, os últimos dados divulgados pelo Grupo Gayvota, entre 2000 até o mês de março de 2011 foram mais de 30 homossexuais mortos em razão da sua orientação sexual e identidade de gênero.
Por causa desta realidade, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc) realizará uma série de debates no auditório da OAB/MA para ampliar discussões a respeito do assunto.
Programação
9h – Mesa de abertura (Palavra das entidades participantes)
10h – Apresentação do Relatório dos Crimes Homofóbicos no Estado do Maranhão.
11h – Debate e encaminhamentos.
12h – Apresentação da proposta preliminar do Programa de Promoção da Cidadania LGBT e de combate a Homofobia, “Maranhão Sem Homofobia e com Cidadania”.
13h – ALMOÇO.
14h – Mesa Redonda: “Faça do Maranhão um Território Livre da Homofobia”.
15h – DEBATE.
16h – Apresentação de experiências – Vídeo.
16h30 – Apresentação do material publicitário, programação, estratégia de ação e atividades da Campanha “Maranhão sem Homofobia”.
17h – Encerramento – Coffee-break.
FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=16250