SECRETÁRIO E PRESIDENTE DA AL DISCUTEM DEMANDAS DO SETOR PRODUTIVO

SECRETÁRIO E PRESIDENTE DA AL DISCUTEM DEMANDAS DO SETOR PRODUTIVO

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e o superintendente de Promoção e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), José de Ribamar Rodrigues Pereira, visitaram, nesta quinta-feira (3), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB).

Durante o encontro, Cláudio Azevedo relatou ao presidente da Assembleia Legislativa (AL) os resultados das reuniões com os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wagner Rossi, e Pesca e Aquicultura, Ideli Salvati, ocorridas em fevereiro, além de outras articulações feitas pela Sagrima visando o desenvolvimento do setor produtivo do Maranhão. “Estamos empenhados em fazer o Maranhão avançar por meio do seu setor produtivo, e contamos com o apoio dos parlamentares maranhenses para nos ajudar a vencer esses desafios”, disse Cláudio Azevedo ao presidente da AL.

O deputado Arnaldo Melo ressaltou a importância do setor produtivo para a economia do estado e colocou-se à disposição para inserir os temas relevantes na pauta da Assembleia.

Balsas

Um dos pontos abordados na reunião foi a situação do armazenamento da safra recorde de soja, na região de Balsas. “Já estamos viabilizando uma agenda conjunta com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Vitor Mendes, para agilizar a vistoria e licenciamento ambiental dos armazéns”, explicou Cláudio Azevedo.

Segundo expectativa dos produtores da região, a Safra 2011 de soja no Maranhão deve chegar a 1,6 milhão de toneladas, uma média de 53 sacas do grão por hectare, que serão colhidos já a partir do próximo mês de abril. Atualmente, a produção média do Maranhão é de 42 sacas por hectare.

ZEE

Cláudio Azevedo também solicitou apoio dos parlamentares para o acompanhamento da conclusão do Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) do estado, que disciplinará o mapa de uso e ocupação do solo e determinará as vocações agrícolas e econômicas de cada região.

“É imprescindível o apoio da Assembleia Legislativa nesse processo de conclusão do zoneamento ecológico e econômico, discutindo o assunto com a sociedade, e ressaltando a importância desse instrumento para o desenvolvimento sustentável do Maranhão”, explicou o secretário.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=14764

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *