SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SANTA MARIA DIZ QUE MP 520 PRIVATIZA HOSPITAIS
SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SANTA MARIA DIZ QUE MP 520 PRIVATIZA HOSPITAIS
Por Fritz R. Nunes
Sedufsm
O secretário de Saúde de Santa Maria, José Haidar Farret, é contra a Medida Provisória (MP) 520, editada pelo presidente Lula, em 31 de dezembro de 2010. Farret, que também é vice-prefeito e professor da UFSM, afirma que um dos motivos da sua contrariedade é que a criação da Empresa de Serviços Hospitalares (EBSERH) abre caminho para a privatização dos Hospitais Universitários.
O secretário questiona o fato de que “se os hospitais recebem recursos federais e têm autonomia para gerir a verba, por que privatizá-los?”. Para ele, os hospitais devem continuar funcionando na atual estrutura, ou seja, totalmente públicos, tendo em vista que são mantidos com recursos do Ministério da Educação e da Saúde.
A privatização dos HUs pode prejudicar os usuários de 45 municípios da região central do estado. Destes, Santa Maria, em 2010, respondeu por 60% do total de usuários do HUSM. No ano que passou, o hospital da UFSM respondeu pelo atendimento de 45 mil pessoas, perfazendo uma média diária de 1.400 pessoas, conforme dados da direção geral do HUSM.
José Farret também se posiciona contrário à MP em função do item que se refere à contratação de funcionários através da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Para o secretário, “o ideal é que todo servidor público seja contratado através de concurso público”, enfatiza.
FONTE: http://portal.andes.org.br:8080/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=4414