PRÓ-REITORES DISCUTEM ADESÃO DA UEMA AO ENEM
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está aperfeiçoando a sua adesão a programas do Governo Federal. Neste sentido, os pró-reitores de Graduação, Maria Auxiliadora, e de Planejamento, Antônio Pereira, participaram de reunião com técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), semana passada, em Brasília.
Na reunião foi discutida a adesão das universidades municipais e estaduais, a exemplo da Uema, ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, apresentou as vantagens da adesão, informando o crescente número de instituições participantes do sistema.
A presidente do Inep, Malvina Tânia Tuttman, falou sobre o Banco de Itens do Enem e da oportunidade de cadastramento de novas instituições. O encontro contou com a participação de representantes de várias universidades. Foi apresentando as vantagens e desvantagens do acesso ao sistema.
Até o ano passado, a Uema manteve a forma tradicional de vestibular, por meio do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), por meio do qual os professores da Universidade redigiam as questões que são utilizadas exclusivamente em cada edição do Paes.
O Sisu é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem.
As universidades possuem autonomia, podendo optar entre quatro possibilidades de utilização do Enem, como processo seletivo: fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; e como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.