Prefeitos pedem que Dilma sancione novo Código Florestal
Prefeitos pedem que Dilma sancione novo Código Florestal
KELLY MATOS
DE BRASÍLIA
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, pediu nesta terça-feira (15) à presidente Dilma Rousseff que sancione o novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso. De acordo com Ziulkoski, o novo Código vai beneficiar mais de 4 mil municípios agropecuários no país.
“Nós temos 4.400 municipios agropecuarios no país, estamos pedindo pra senhora que sancione o novo Código Florestal aprovado na Câmara. Esses municípios não podem terminar”, afirmou Paulo Ziulkoski durante a abertura da 15ª edição da Marcha dos Prefeitos, em Brasília.
O presidente da CNM brincou com a manifestação da atriz Camila Pitanga que quebrou o protocolo durante solenidade no Rio de Janeiro para pedir “Veta, Dilma”: “Não vou sair na manchete porque não sou a Camila Pitanga, mas vamos pedir para que a senhora [presidente] sancione o projeto”.
Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff não respondeu ao apelo dos prefeitos sobre o Código Florestal.
Hoje à tarde, Dilma se reúne com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Dilma tem até o próximo dia 25 para decidir se veta ou sanciona o projeto aprovado na Câmara.
VETO
A expectativa é que a presidente Dilma vete boa parte do texto da Câmara, em particular os dispositivos que cedem demais ao agronegócio e reduzem a proteção às águas brasileiras. Em abril, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse que o governo deverá vetar principalmente os trechos que signifiquem “anistia” a desmatadores.
“Aquilo que representar anistia não terá respaldo do governo. Qualquer questão que signifique anistia tem grandes chances de sofrer o veto”, afirmou Ideli no dia 27 de abril.
A extensão dos vetos, porém, ainda não está definida.