Postal recebe pauta de reivindicações de movimentos sociais do campo

Postal recebe pauta de reivindicações de movimentos sociais do campo

Cynara Baum – MT

Representantes de movimentos sociais do campo estiveram na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (1º), para entregar ao presidente do Legislativo, deputado Alexandre Postal (PMDB), uma pauta com inúmeros apontamentos e reivindicações para os municípios gaúchos que estão em situação de emergência, em decorrência da seca e estiagem. O encontro ocorreu antes do início da sessão especial em que o governador Tarso Genro apresentou a mensagem do Poder Executivo sobre a situação do Estado e os planos do governo.

 

Na ocasião, eles aproveitaram a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS), além do governador, e realizaram um breve relato sobre os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores do campo. Entre as medidas consideradas de primeira necessidade estão o alimento para o gado e a cesta de ajuda para as famílias do campo, no valor de R$ 622,00.

 

Tarso salientou que a distribuição de alimentos e água para os trabalhadores do campo não tem limite, e que mais recursos serão distribuídos. “Se for preciso, será decretado ajuda emergencial, humanitária e produtiva”, afirmou o governador.

 

Nos documentos entregues, estão o Programa de Armazenamento de Água e Convivência com Seca, o Informe Técnico sobre o Levantamento da Demanda de Milho/Balcão Estiagem para a Alimentação Animal – exclusivamente para os municípios com decreto de emergência, e a Pauta dos Movimentos Sociais do Campo, elaborados em conjunto pela Via Campesina, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul).

 

O ministro sugeriu que as representações elaborem projetos para a irrigação, pois existe verba destinada e não há projetos. “O governo já tomou providências, as medidas foram tomadas, agora é correr atrás”, explicou Mendes Ribeiro Filho. Por fim, Postal afirmou que “a Assembleia tem  as portas abertas para o movimento social”.

 

Presenças

Estiveram presentes no encontro os deputados Edegar Pretto (PT), Ernani Polo (PP), Ana Affonso (PT), Daniel Bordignon (PT), Luís Fernando Schmidt (PT), Marisa Formolo (PT), Valdeci Oliveira (PT), Luís lauermann (PT) e Paulo Odone (PPS); o secretário de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira; o secretário do Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris; o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta; e representantes do Movimento Sem Terra (MST); Fetag-RS; Fetraf-Sul e Via Campesina.

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/270454/default.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *