PORTO ALEGRE, GOIÂNIA E SÃO PAULO REGISTRAM MAIOR ÍNDICE DE CÂNCER NO BRASIL

PORTO ALEGRE, GOIÂNIA E SÃO PAULO REGISTRAM MAIOR ÍNDICE DE CÂNCER NO BRASIL

Porto Alegre, Goiânia e São Paulo foram as cidades que registraram mais casos de câncer, tanto em homens quanto em mulheres. Os dados constam do quarto volume da série Câncer no Brasil – Dados dos Registros de Base Populacional, que o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou nesta sexta-feira (26).

 A capital gaúcha foi o município com a maior média de incidência da doença no período analisado, entre 2000 e 2005. Entre os homens, foram registrados 404,16 casos por 100 mil habitantes. No público feminino, foram 286,18 por grupo de 100 mil.

Goiânia e São Paulo registraram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. A menor taxa de incidência foi observada em João Pessoa (182,42 entre os homens e 177,45 entre mulheres).

De acordo com a publicação, os tipos de câncer mais frequentes nos homens são os de pele (não melanoma), de próstata e de pulmão. Já nas mulheres, os mais registrados são os de pele (não melanoma), mama e de colo do útero. Outro dado da publicação, é que cerca de 44% do total de tumores registrados são do tipo chamado in situ – que se tratado adequadamente tem chance de cura de quase 100%.

A pesquisa apresenta a incidência de diversos tumores em 17 cidades, sendo 16 capitais. Os dados têm o objetivo de identificar os principais tipos de câncer que afetam as populações das cidades que monitoram os casos da doença. As informações são usadas para planejar ações de prevenção e detecção precoce.

A divulgação da pesquisa marca as ações do Dia Nacional de Combate ao Câncer, que será comemorado no sábado (27). A série Câncer no Brasil – Dados dos Registros de Câncer de Base Populacional foi lançada pela primeira vez em 1991. A expectativa é que a próxima publicação da série seja divulgada no prazo de cinco anos.


Fonte:
Agência Brasil

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/26/porto-alegre-goiania-e-sao-paulo-registram-maior-indice-de-cancer-no-brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *