PMs do Paraná fazem manifestação por aumento salarial
PMs do Paraná fazem manifestação por aumento salarial
DE SÃO PAULO
Policiais militares do Paraná realizam na tarde desta quarta-feira (15) uma carreata em Curitiba para reivindicar aumento salarial. Cerca de 60 carros conduzidos por PMs participam do ato, segundo os organizadores.
A manifestação começou por volta de 16h30, em uma praça de São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), e deve seguir até a praça Nossa Senhora de Salette, em frente do Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado.
No local, os PMs planejam realizar uma vigília após as 20h e acender velas em frente ao palácio.
GOVERNO
No início da tarde de hoje, o governador Beto Richa (PSDB) anunciou em entrevista à RPC TV, afiliada local da TV Globo, que pretende conceder um aumento real de 17,5% para os PMs e recomposição da inflação de 5,5%, totalizando 23%. O governador também afirmou que os policiais civis devem receber 20% de aumento.
De acordo com Richa, o reajuste poderá entrar em vigor a partir de 1º de maio, caso a categoria concorde com a proposta e ela seja aprovada pela Assembleia Legislativa.
A proposta do governo é um aumento mais baixo do que o reivindicado pelos policiais militares, que pedem mais de 80%, e pelos policiais civis, que querem um aumento progressivo para diferentes classes de policiais –que chega a ser superior a 100%.
Por volta de 16h30, representantes de associações de PMs e policiais civis se reuniram com o governo para discutir a proposta.
Segundo a Amai (Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares), o aumento oferecido deixou muitos PMs insatisfeitos. Já o Sinclapol (Sindicato das Classes Policiais Civis) afirma que a proposta não beneficia todas as classes de policiais e ficou aquém do pedido.
INDICATIVO DE GREVE
Enquanto os PMs afastam a realização de uma greve, a ideia não é descartada pelos sindicatos da Polícia Civil. Na noite de hoje, ocorre em Curitiba uma assembleia do Sinclapol (Sindicato das Classes Policiais Civis) para analisar as propostas do governo.
Segundo o sindicato, na assembleia deve ser aprovado um indicativo de greve, com duração de 72 horas. Após esse período, caso não seja feita uma nova proposta que agrade a categoria, os policiais civis podem paralisar as atividades.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1049217-pms-do-parana-fazem-manifestacao-por-aumento-salarial.shtml