PF E CGU COMBATEM FRAUDES EM LICITAÇÕES FEDERAIS EM CUIABÁ
PF E CGU COMBATEM FRAUDES EM LICITAÇÕES FEDERAIS EM CUIABÁ
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (19), em Cuiabá (MT), a Operação Atlântida, com objetivo de desarticular organização criminosa envolvida em esquema de fraudes em licitações e desvios de verbas federais. A ação é uma operação conjunta da PF com a Controladoria-Geral da União (CGU).
Desde fevereiro deste ano, a PF investiga uma suposta associação de empresas que atuam no Vale do Araguaia, no leste do estado de Mato Grosso, com objetivo de frustrar, mediante ajuste e combinação de propostas, o caráter competitivo de licitações de obras de engenharia e pavimentação asfáltica cujos recursos eram provenientes de convênios firmados entre municípios da região e governo federal.
A quadrilha contava com a participação de servidores públicos (agentes públicos municipais, membros de comissões de licitações e servidores da Secretaria de Estado e Infraestrutura – Sinfra) e um empregado da Caixa Econômica Federal.
De acordo com estimativa realizada pela CGU, os prejuízos aos cofres públicos podem ultrapassar R$ 38 milhões. Os suspeitos poderão responder por corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude em licitação, falsidade ideológica e advocacia administrativa, entre outros crimes.
O material apreendido durante a operação será analisado pela PF e pela CGU, sendo, na seqüência, anexado ao inquérito policial, que deve ser incluído entre cinco e dez dias.
Fonte:
Polícia Federal