Pesquisa do Ministério do Turismo avaliará aspectos do setor turístico de São Luís
São Luís receberá, esta semana, a visita de uma consultora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o objetivo de avaliar as ações do poder público e privado, além de atores da cadeia produtiva do turismo da cidade. A profissional iniciará as atividades na cidade com realização de entrevistas e aplicação de questionários para inclusão no Estudo de Competitividade dos 65 destinos indutores de turismo do Ministério do Turismo (Mtur).
A consultora fará incursões avaliativas que necessitarão de comprovação técnica, administrativa e fotográfica. Além disso, realizará visitas e entrevistará entidades relacionadas direta e indiretamente ao setor turístico da capital. A avaliação vai durar cinco dias e acontecerá pela manhã e à tarde.
A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) dará suporte à pesquisa, colocando sua estrutura à disposição para o estrito cumprimento da programação. “Receberemos a pesquisadora com a hospitalidade peculiar do maranhense e daremos toda a condição para que ela tenha uma visão macro do cotidiano ludovicense. Nossos hotéis, agências de viagens, restaurantes, nosso folclore, atrativos naturais e arquitetônicos serão avaliados e penso que nossa pontuação melhorará”, disse o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.
No ano passado, os números destacaram um aumento de 2,6 pontos no total geral em relação a 2009 e cinco pontos quando comparado a 2008. Houve, em 2010, melhora em 11 dos 13 quesitos que compõem a pesquisa. Os aspectos da capital maranhense que mais se destacaram foram o de cooperação regional, tendo 6,8 de aumento este ano; e infraestrutura, passando de 61,0 em 2009 para 67,4 em 2010.
Este estudo é realizado pelo Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem como objetivo analisar a competitividade turística dos destinos indutores com base em 13 dimensões: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais e aspectos ambientais.
FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2011/9/20/pesquisa-do-ministerio-do-turismo-avaliara-aspectos-do-setor-turistico-de-sao-luis-170660.htm