Pesquisa analisa Reuni
Pesquisa analisa Reuni
A intenção foi discorrer sobre o desenvolvimento institucional iniciado a partir do Reuni e sedimentado nas diretrizes estabelecidas pelo Programa
SÃO LUÍS – “A percepção do segmento discente no processo de implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni, na Universidade Federal do Maranhão” é o título do trabalho de especialização em Gestão Pública da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), apresentado pelo técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Agnaldo da Silva Guimarães Filho.
A reflexão sobre o Programa foi uma indicação do Curso de Especialização, mas também uma escolha individual resultante da própria experiência do técnico na UFMA. “A pesquisa foi proposta com o objetivo de fazer estudo de algo que deveria estar ligado a uma ação da Instituição em que trabalhamos. Assim, escolhi o Reuni que foi um assunto vivido pela Universidade e que gerou uma grande resistência de alunos e professores que eram contrários ao Programa”, ressalta Aguinaldo.
A intenção foi discorrer sobre o desenvolvimento institucional iniciado a partir do Reuni e sedimentado nas diretrizes estabelecidas pelo Programa. Ele realizou um diagnóstico sobre o contexto vivido pelos alunos entre o antes e o depois da implantação do Programa na UFMA, sobretudo, tendo como recorte, a resistência dos alunos que não concordavam com a adesão da Universidade. “Busquei mostrar que o Programa não veio apenas para promover a expansão e a reestruturação das universidades brasileiras, mas para contemplar de modo qualificado o ensino, a pesquisa e a extensão”, analisa.
Dentro dessa ótica, foi importante ouvir a opinião de servidores e, principalmente, a opinião dos alunos que ingressaram depois da adesão da Universidade ao Reuni, bem como daqueles que participaram do grupo de resistência, contrário ao Programa, procurando estabelecer um diagnóstico comparativo sobre o pensamento dos alunos, dentro do novo processo de renovação da Instituição. O resultado da pesquisa mostra que os objetivos do Reuni estão sendo cumpridos e os pontos considerados negativos por alguns setores da Universidade estão sendo avaliados pelo projeto, como parte do seu processo de desenvolvimento.
Reuni
O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi instituído pelo Governo Federal, em 24 de abril de 2007, por meio do Decreto nº 6.096, com o objetivo de ampliar o acesso e a permanência dos brasileiros na Educação Superior. A partir do Programa, medidas foram adotadas de modo que o crescimento nas redes de Ensino Superior públicas fosse alavancado e, com isso, passasse a promover expansão física, acadêmica e pedagógica de instituições como a UFMA.
Revisão: Carla Morais
Lugar: Campus do Bacanga
Fonte: Anna Caroline Guimarães – Ascom
http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=11964