PARLAMENTO IRLANDÊS APROVA PLANO DE RESGATE E DEBATE REFORMA BANCÁRIA
PARLAMENTO IRLANDÊS APROVA PLANO DE RESGATE E DEBATE REFORMA BANCÁRIA
Agencia EFE
Dublin, 15 dez (EFE).- O Parlamento irlandês aprovou nesta quarta-feira o plano de resgate da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), enquanto debate a concessão de poderes extraordinários ao Governo para empreender uma profunda reestruturação de seu deteriorado sistema bancário.
Na primeira votação do dia, com 81 deputados a favor e 75 contra, o Executivo irlandês aprovou o texto estipulado em 28 de novembro com a UE e o FMI, que oferece à Irlanda acesso a um fundo de 85 bilhões de euros para enfrentar a crise econômica.
O Governo espera, com o apoio de seus parceiros do Partido Verde e de parlamentares independentes, aprovar uma nova lei que concederá ao ministro das Finanças poderes especiais para reformar os bancos nacionais, como contempla o citado plano de resgate da UE e do FMI, no qual Dublin contribui com 17,5 bilhões de euros.
O conservador Fine Gael e o Partido Trabalhista qualificaram o projeto de lei como “precipitado” e anunciaram que votarão contra, apesar de estarem de acordo com seus objetivos gerais. EFE