PARCERIA GARANTE DIREITOS DE GRUPOS ÉTNICO-RACIAIS DO MARANHÃO
PARCERIA GARANTE DIREITOS DE GRUPOS ÉTNICO-RACIAIS DO MARANHÃO
Tendo como meta estabelecer ações de cidadania e respeito a direitos dos grupos étnico-raciais do Maranhão, a Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir) firmou parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedihc). Até o final de março será assinado o Termo de Cooperação Técnica Interinstitucional que norteará as atividades conjuntas a serem realizadas em São Luís e interior do Maranhão.
O trabalho conjunto entre as secretarias foi definido na segunda-feira (21), em reunião na sede da Seir, entre as secretárias de Igualdade Racial, Claudett de Jesus Ribeiro e a adjunta, Benigna Almeida, e a de Direitos Humanos, Luiza Oliveira.
As ações articuladas entre a Seir e Sedihc visam garantir direitos à população quilombola, povos indígenas, ciganos, quebradeiras de coco, pescadores, marisqueiras e comunidades de terreiro.
Dentre as ações destacam-se atividades de formação em cidadania de jovens quilombolas e comunidades de terreiro; o combate ao preconceito, a discriminação, o racismo e a intolerância religiosa; apoio as ações de erradicação do subregistro das populações negra, quilombola, indígena; e promoção da defesa dos direitos humanos violados dos grupos étnico-raciais.
As atividades desenvolvidas pelas secretarias, após execução, serão avaliadas por assessores da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, visando o alcance dos objetivos propostos.