PAQUISTÃO PREOCUPADO COM APOIO DE OBAMA À ÍNDIA PARA CONSELHO DE SEGURANÇA
PAQUISTÃO PREOCUPADO COM APOIO DE OBAMA À ÍNDIA PARA CONSELHO DE SEGURANÇA
France Presse
ISLAMABAD, 10 Nov 2010 (AFP) -O governo paquistanês declarou-se nesta quarta-feira muito preocupado e extremamente decepcionado com o apoio do presidente Barack Obama à candidatura da Índia a um posto permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Um comunicado emitido depois de conselho de ministro realizado nesta quarta indica que “o governo se declarou muito preocupado e fortemente decepcionado pela decisão americana de apoiar a Índia para que se converta num membro permanente do Conselho de Segurança da ONU”.
“É incompreensível que os Estados Unidos brindem seu apoio à Índia, que tem um histórico duvidoso em questões relacionadas aos princípios das resoluções da ONU”, acrescenta o texto.
Na segunda-feira, Obama expressou seu apoio à candidatura da Índia por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, reconhecendo sua importância como potência mundial durante sua visita a Nova Délhi.
“A ordem internacional justa e sustentável que os Estados Unidos buscam incluem uma ONU eficiente, efetiva, crível e legitimada”, disse Obama, ao discursar no parlamento indiano.
“Isso é o que eu posso dizer hoje. Nos anos que virão, espero que o Conselho de Segurança da ONU sofra uma reforma que inclua a Índia como membro permanente”, acrescentou, no último dia de sua passagem pelo país.
Obama, no entanto, ponderou que a ascensão da Índia acarreta para o país mais responsabilidade.