PAÍS ADERE AO BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO CARIBE COM 3.118 AÇÕES DO CAPITAL SOCIAL
PAÍS ADERE AO BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO CARIBE COM 3.118 AÇÕES DO CAPITAL SOCIAL
O Brasil está formalmente habilitado a aderir como membro regional ao Banco de Desenvolvimento do Caribe (BDC), com sede em Bridgetown, Barbados, a informação foi divulgada nesta terça-feira (11), pelo Ministério das Relações Exteriores. Em nota, o ministério lembra que o governo brasileiro havia assumido o compromisso de participar do banco durante a I Cúpula Brasil–Comunidade do Caribe (Caricom), realizada em 26 de abril de 2010, em Brasília.
Conforme acordado com o BDC, o País comprará, ao todo, 3.118 ações do capital social, em seis parcelas anuais. O processo de adesão prevê, ainda, que o Brasil contribua com US$ 5 milhões para o “Fundo Especial de Desenvolvimento” do BDC, destinado a atender os sócios de menor desenvolvimento relativo.
A adesão do Brasil foi autorizada pelo Decreto Legislativo nº 801, promulgado pelo Senado Federal em 20 de dezembro de 2010. Com isso, o Brasil estará habilitado a adquirir ações do capital social do banco no valor de US$ 28 milhões.
O banco, criado em 1969 e integrado por países e territórios do Caribe, visa a financiar projetos de desenvolvimento econômico para a redução da pobreza, com especial ênfase nos menos desenvolvidos como o Haiti, e a promover a cooperação e integração na região do Caribe.
A participação do Brasil na instituição será semelhante à da Colômbia, do México e da Venezuela, como sócio regional não tomador de recursos e com direito a voto.
Alemanha, Itália, Reino Unido, Canadá e China são sócios extrarregionais não tomadores de recursos.
Fonte:
Ministério das Relações Exteriores