OPOSIÇÃO MANTÉM PREFEITURA DA CAPITAL DO PARAGUAI
OPOSIÇÃO MANTÉM PREFEITURA DA CAPITAL DO PARAGUAI
Dados preliminares mostram vitória por estreita margem em Assunção.
Resultado é derrota política para o presidente Fernando Lugo.
Da Reuters
O Partido Colorado, de direita, manteve por uma estreita margem a prefeitura de Assunção, segundo dados oficiais preliminares das eleições municipais de domingo (7) no Paraguai.
Essa é a primeira eleição que o partido disputa desde que perdeu o poder central, nas eleições de 2008, após uma hegemonia política de 60 anos. O resultado, se confirmado, representa um bom prenúncio para os colorados com relação à eleição geral de 2013, e um golpe para o presidente socialista, Fernando Lugo.
A contagem rápida feita pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, envolvendo 97,23% das urnas da capital, mostrou uma vantagem de 2 pontos percentuais para Arnaldo Samaniego contra o senador Miguel Carrizosa, do partido Pátria Querida.
Samaniego se declarou vencedor, e os colorados começaram a festejar em Assunção, embora Carrizosa tenha dito que só irá reconhecer o resultado quando todos os votos forem contabilizados.
O Partido Colorado terá maioria também na Câmara Municipal da capital. O partido aparentemente venceu a eleição também em Ciudad del Este, a segunda maior do país, na fronteira com o Brasil, e em municípios importantes nos arredores da capital.