OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL COMBATE FRAUDES BANCÁRIAS NA INTERNET
OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL COMBATE FRAUDES BANCÁRIAS NA INTERNET
A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (10) a operação Firewall, com o objetivo de prender uma quadrilha baseada no estado do Ceará que fraudava contas bancárias por meio do canal Internet Banking. A investigação pede o cumprimento de 15 mandados de prisão, sendo 11 preventivos e quatro temporários, e 19 de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal da 11ª Vara.
A investigação começou em maio deste ano, por meio da análise dos dados de diversas contas da Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras que foram fraudadas de um mesmo endereço IP na Internet, localizado no estado do Ceará.
Esse rastreamento possibilitou a identificação de uma quadrilha que fraudava instituições financeiras através do roubo de valores existentes nas contas bancárias dos correntistas. Estima-se que o grupo criminoso tenha desviado mais de R$ 3 milhões entre janeiro de 2009 e março de 2010.
A atuação do grupo criminoso consistia na criação de programas conhecidos como trojans que são espalhados na Internet e instalados nos computadores das vítimas quando as mesmas acessam a rede e abrem e-mail infectado por arquivos maliciosos. Esses arquivos são capazes monitorar o computador e captar os dados financeiros do usuário, retransmitindo-os para o detentor do programa.
A operação Firewall é resultado dos trabalhos realizados a partir do Projeto Tentáculos, que é fruto do acordo entre a Polícia Federal e a Caixa Econômica Federal, e tem o objetivo de combater com maior rapidez as fraudes que lesam a Caixa Econômica Federal, através da clonagem de cartão bancário e por meio do canal Internet Banking.
Fonte:
Polícia Federal