OBAMA CELEBRA ACORDO QUE DIVIDE PODER ENTRE FACÇÕES NO IRAQUE
OBAMA CELEBRA ACORDO QUE DIVIDE PODER ENTRE FACÇÕES NO IRAQUE
Curdos, sunitas e xiitas dividiram principais cargos no país invadido.
Acordo é ‘etapa importante’, disse na Coreia do Sul o presidente dos EUA.
Da AFP
O acordo político para compartilhar o poder no Iraque, finalmente alcançado após oito meses de bloqueio, é uma “etapa importante” na história do país, declaeou nesta sexta-feira (12) em Seul o presidente americano, Barack Obama.
O governo iraquiano será “representativo, integrador e refletirá a vontade do povo iraquiano”, declarou Obama, após a conclusão da cúpula do G20 na capital sul-coreana.
É outro “passo importante na história moderna do Iraque”, disse, acrescentando que os Estados Unidos se esforçaram durante muito tempo para que “um governo amplo” pudesse ser montado.
O Iraque começou a sair, na quinta-feira, de uma crise política que já dura oito meses, com um acordo assinado entre as diferentes facções sobre a partilha do poder. O presidente Jalal Talabani foi reeleito, e anunciou a recondução de Nuri al-Maliki ao posto de primeiro-ministro.
O acordo divide os principais cargos do país entre as várias etnias e religiões, já que o presidente da República será curdo, o primeiro-ministro, xiita, e o presidente do parlamento, sunita.