Novo 'panelaço' acua vereadores de Ribeirão Preto (SP)

Novo ‘panelaço’ acua vereadores de Ribeirão Preto (SP)

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

A pressão do Movimento Panelaço para que os vereadores de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) se posicionassem quanto a um requerimento contra o aumento de seus salários fez com que a Câmara tivesse nova sessão relâmpago na noite desta terça-feira (10). O documento foi protocolado na semana passada.

Por conta do protesto, a sessão foi encerrada uma hora após o início. O grupo exige resposta aos pedidos de revogação das leis que aumentaram os salários dos vereadores em 40% e o número de cadeiras do Legislativo, de 20 para 27.

Assim que o presidente da Casa, Cícero Gomes da Silva (PMDB), encerrou a sessão, o público vaiou os vereadores e os chamou de “covardes”.

Apenas Silvana Resende (PSDB) se manifestou sobre o movimento. Na tribuna, ela afirmou que aprova o “panelaço” e que os manifestantes são importantes para que projetos sejam reprovados.

No entanto, ela não se posicionou sobre os pedidos feitos pelos manifestantes.

Com cartazes, faixas e apitos, o grupo prometeu voltar à sessão de quinta-feira.

“Estamos aqui para fiscalizar e observar o que está acontecendo. Mais uma vez, eles fugiram”, afirmou a bióloga Karina Rodrigues.

Vereadores da oposição discutem maneiras de reverter as leis já aprovadas. Anteontem, Gilberto Abreu (PV) e Silvana Resende se reuniriam com os manifestantes, mas o encontro não ocorreu.

CICLISTAS

Além do “panelaço”, ciclistas estiveram ontem na Câmara para pedir reforço na segurança das ruas e resposta às investigações da Polícia Civil sobre roubos de bicicletas.

Representando a categoria, a ciclista Andreia Aleixo leu uma carta em que afirma que há falta de patrulhamento nas ruas da cidade. “Existe a falta de segurança nos horários noturnos. Os ciclistas correm risco de morte”, disse.

Em nota, a Polícia Militar informou à Folha que os ciclistas não solicitaram formalmente o patrulhamento, descumprindo acordo feito no ano passado.

Após Andreia ler a carta, os vereadores Maurílio Romano (PP) e Samuel Zanferdini (PMDB) usaram o microfone para oferecer apoio aos ciclistas e falaram sobre formar uma comissão para acompanhar o caso. O tratamento foi diferente do que foi dado ao Panelaço na semana passada, quando Jonas Paschoalick, líder do grupo, leu uma carta de repúdio.

SILÊNCIO

Na ocasião, nenhum vereador se manifestou. Apenas o presidente, Cícero, se desculpou pelo ato de seu funcionário, que rasgou um documento do movimento no final do mês passado.

“Isso que está acontecendo em Ribeirão é uma vergonha. Eles [os vereadores] se manifestam quando é conveniente”, afirmou o estudante Danilo Souza Cruz, que faz parte do movimento.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/1074266-novo-panelaco-acua-vereadores-de-ribeirao-preto-sp.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *