MUNICÍPIO GAÚCHO AMPLIA RACIONAMENTO DE ÁGUA POR CAUSA DA SECA
MUNICÍPIO GAÚCHO AMPLIA RACIONAMENTO DE ÁGUA POR CAUSA DA SECA
Da Agência Brasil
Brasília – A prefeitura de Bagé, um dos municípios do Rio Grande do Sul em situação de emergência por causa da estiagem, informou que a partir de hoje (10) haverá uma ampliação no horário de racionamento de água. A cidade foi dividida em duas áreas. Cada uma terá 11 horas de abastecimento por dia, em vez de 12 horas, como vinha ocorrendo desde o dia 3 de janeiro, quando o município adotou a medida.
A seca já castiga 19 cidades do estado, que também tem sido prejudicado pela chuva em algumas regiões. A Defesa Civil gaúcha decretou situação de emergência por conta da chuvas em cinco municípios: Áurea, São Leopoldo, Cachoeirinha, Esteio e Sapucaia do Sul.
Segundo a prefeitura de Cachoeirinha, mais de 100 casas já sofreram perdas parciais com a chuva. O prefeito Vicente Pires relata que não esperava que as chuvas de verão causassem tanto estrago e que estuda maneiras de sanar os problemas. “ Estamos providenciando colchões, roupas e alimentos para as famílias atingidas”, disse.
A Defesa Civil e a Secretaria de Cidadania e Assistência Social estão visitando as famílias atingidas e checando suas necessidades. “A Secretaria da Saúde visita os locais atingidos para fazer prevenção contra a leptospirose e vacinar a população contra hepatite e [aplicar a] antitetânica,” conclui o prefeito.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para hoje céu nublado com possibilidade de chuvas em áreas isoladas no sul do estado.
Edição: Juliana Andrade