MP REVELA QUE BRASIL TEM MAIS DE 63 MIL INQUERITOS SEM SOLUÇÃO

MP REVELA QUE BRASIL TEM MAIS DE 63 MIL INQUERITOS SEM SOLUÇÃO

Existem hoje no Brasil pelo menos 63.106 inquéritos relativos a homicídios instaurados antes de 31 de dezembro de 2007 ainda sem conclusão. É o que diz um levantamento feito pelo Ministério Público e coordenado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) que utilizou dados de 20 estados. A meta da Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública) é concluir esses inquéritos até julho de 2011.

Segundo o CNMP, o objetivo do trabalho é mapear os inquéritos anteriores a 31 de dezembro de 2007 e traçar um diagnóstico nacional sobre a investigação de homicídios, mostrando as dificuldades. Com o levantamento, o órgão pretende ainda ajudar na elaboração de políticas públicas sobre o tema. 

“Pretendemos jogar luz sobre as dificuldades enfrentadas na apuração desses crimes e buscar soluções conjuntas e a articulação de esforços entre todos os atores do Sistema de Justiça e Segurança Pública”, afirma a conselheira do CNMP Taís Ferraz, coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp. 

O CNMP destaca ações como a de Rondônia, onde houve um mutirão no início de novembro para a conclusão dos inquéritos. Em Alagoas, os inquéritos antigos estão sendo analisados com o apoio de policiais civis recrutados e designados pelo Ministério da Justiça especialmente para atender à meta da Enasp.

Os números do levantamento são parciais e podem mudar, pois o MP ainda não concluiu a coleta de informações. Há dificuldades na apuração dos dados, principalmente no interior, por conta da falta de informatização, de acordo com o CNMP. 

O levantamento ainda aguarda dados sobre o Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O resultado definitivo do trabalho deve sair até o final do mês. 

Fonte: Folha.com

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=142021&id_secao=10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *