MOÇÃO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE
MOÇÃO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE
Escrito por Apruma.Jornalismo
O COMANDO NACIONAL DE GREVE DOS DOCENTES CNG/ANDES-SN repudia veementemente as ações do Reitor da UFMA – Sr Natalino Salgado que, numa demonstração de autoritarismo, arbitrariedade e abusividade, destituiu, publicamente, no dia 31 de agosto, a gestão administrativa do Colégio de Aplicação da UFMA – COLUN, nomeando interventores aos cargos de Direção, desrespeitando todo o processo democrático construido há 23 anos na escola.
Repudia igualmente a atitude da Pró-Reitora de Ensino – Sra. Sônia Almeida, que no último dia 29 de agosto, durante reunião com alunos e pais de alunos do Colégio Universitário, no afã de afrontar o corpo docente deste colégio, declarou, diante dos pais, que iria garantir a “volta regular” das aulas no COLUN, ainda que, para tanto, instituísse nova gestão administrativa para a escola, anunciando uma possível intervenção da Reitoria nos assuntos internos do COLUN.
O CNG-ANDES-SN apóia a luta por democracia na Universidade Federal do Maranhão, solidariza-se à diretoria eleita do Colégio Universitário (pró-tempore por responsabilidade do próprio reitor) e posiciona-se frontalmente contra a intervenção, assim como reforça a exigência de imediata convocação de eleições para a livre escolha dos cargos de Direção da escola.
O CNG reafirma que a greve é um direito constitucional, conquistado pelos trabalhadores brasileiros e que cabe às Assembleias Gerais da categoria e ao CNG qualquer encaminhamento sobre a sua manutenção ou saída de greve.
Nota: a ser encaminhado ao Reitor da UFMA – Sr Natalino Salgado, à Pró-Reitora de Ensino – Sra Sônia Almeida, a ANDIFES, com cópia ao CLG-APRUM