MOÇAMBIQUE AVANÁ NO USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
MOÇAMBIQUE AVANÁ NO USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Relativamente a outros países africanos, Moçambique está a registar progressos reais em relação à utilização de energias novas e renováveis, em substituição de fontes fósseis.
Através do projecto SOLTREIN, Moçambique é um dos 4 países da África Austral que beneficia de um financiamento de três milhões de euros para o treinamento em sistemas solares térmicos.
Nesta reunião, organizada pela agência austríaca para o desenvolvimento, estão decisores políticos e administrativos da área de energias renováveis.
A SOLTRAIN é um projecto que visa a capacitação técnico profissional em sistemas térmicos, solares, e massificação do aproveitamento de recursos energéticos renováveis.
Fabião Cumbe, docente da Universidade Eduardo Mondlane aponta dois problemas provocados pela utilização de energias fósseis como o carvão e o petróleo.
Werner Weiss, especialista austríaco em sistemas solares térmicos, está em Moçambique para partilhar a sua experiência de mais de 25 anos de trabalho em vários países do mundo e da África Austral.
Três milhões de euros é o montante desembolsado pela cooperação austríaca para o financiamento do projecto SOLTRAIN nos 4 países da África Astral incluindo Moçambique.
A Cooperação Austríaca para o desenvolvimento trabalha há 24 anos em Moçambique, no âmbito dos acordos de parceria.
FONTE: http://www.tvm.co.mz/index.php?option=com_content&task=view&id=7194&Itemid=30