Militares tomam conta de pontos estratégicos da capital do Mali

Militares tomam conta de pontos estratégicos da capital do Mali

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um grupo de militares insurgentes controlou nesta quarta-feira diversos pontos estratégicos de Bamako, capital do Mali, em protesto contra a decisão de mobilizar as tropas para combater o grupo tuaregue, que tenta a independência do norte do país e luta desde janeiro contra o Exército.

Os soldados, que pertencem a um regimento do quartel de Kati, a 15 km da capital, entraram na capital fazendo disparos e entregando mensagens à população para que voltassem às suas casas. Os insurgentes controlaram os principais meios de comunicação da cidade, como a rádio e a televisão estatal.

O estopim da revolta teria sido a visita do ministro da Defesa malinês, Sadio Gassama, que conversou com os militares sobre o conflito com o Movimento Nacional de Liberação do Azawad, que tenta a independência do norte do país. Após a visita, os soldados começaram uma manifestação em Bamako.

Alguns oficiais do Exército criticaram a forma como o presidente do Mali, Amadou Toumani Touré, está gerindo a crise com os tuaregues, assim como os poucos recursos do Exército regular. Apesar dos disparos, não houve confronto entre os militares e as forças de segurança da presidência.

Os incidentes acontecem um dia depois que Touré reconheceu que o país passa um “momento difícil”, deixando 195 mil refugiados que saíram em direção ao interior malinês e às fronteiras dos países vizinhos — Mauritânia, Argélia, Níger e Burkina Faso.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1065321-militares-tomam-conta-de-pontos-estrategicos-da-capital-do-mali.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *