Milhares de policiais sérvios saem às ruas por aumento de salário
Milhares de policiais sérvios saem às ruas por aumento de salário
DA ASSOCIATED PRESS
Mais de 2.000 policiais realizaram uma manifestação na Sérvia nesta segunda-feira para demandar um aumento nos salários pagos para a categoria.
Os participantes do protesto bloquearam a passagem de pessoas e veículos em frente ao prédio do governo da Sérvia, localizado no centro de Belgrado. A maior parte deles vestia o próprio uniforme usado pela polícia do país.
A manifestação foi organizada por um sindicato de policiais, que se recusou a aceitar a justificativa do governo de que não havia verba suficiente disponível para o Estado para realizar pagamentos adicionais e aumentos de salários.
Em geral, os trabalhadores sérvios recebem uma média salarial de cerca de 350 euros por mês. Os policiais querem o pagamento imediato de cem euros para ajudar nas contas de fim de ano e um aumento nos salários em geral.
Apesar da recusa dos policiais em aceitar a justificativa do governo, sabe-se que a Sérvia tem uma economia fragilizada pelos anos de guerra durante a década de 90, e também sofre os efeitos negativos da crise da dívida na zona do euro.