MÉXICO TEME PERDER REGIÕES PARA O NARCOTRÁFICO, MOSTRA VAZAMENTO
MÉXICO TEME PERDER REGIÕES PARA O NARCOTRÁFICO, MOSTRA VAZAMENTO
Informação está em documento diplomático revelado pelo WikiLeaks.
Afirmação seria do então vice-ministro do Interior, Geronimo Gutiérrez.
Da Reuters
Uma importante autoridade mexicana manifestou o temor de que o governo perca o controle sobre algumas partes do país para cartéis do narcotráfico, segundo documentos do Departamento de Estado dos EUA divulgados pelo site WikiLeaks.
A comunicação diplomática, datada de outubro de 2009, revela que o então vice-ministro de Interior do México, Geronimo Gutiérrez, manifestou uma ‘real preocupação com a perda de certas regiões’ e acrescentou que a violência causada pelo narcotráfico estava afetando a reputação internacional do seu país e afastando investidores, deixando uma sensação de ‘impotência governamental’.
Gutiérrez deixou o cargo em março.
Naquela época, ele dizia que o governo teria 18 meses – tempo que faltava até a eleição presidencial de 2012 – para convencer o eleitorado mexicano de que as autoridades estavam vencendo a ‘guerra às drogas’.
A mobilização contra o narcotráfico já causou mais de 31 mil mortes no México nos últimos anos, e quase metade da população, segundo uma pesquisa do mês passado, acha que o governo está sendo derrotado.
O comunicado que cita Gutiérrez é parte do lote de mais de 250 mil documentos diplomáticos que estão sendo divulgados pelo WikiLeaks, o que tem causado constrangimentos para os EUA.