Metroviários de SP decidem hoje se entram em greve

Metroviários de SP decidem hoje se entram em greve

DE SÃO PAULO

Os funcionários do Metrô de São Paulo fazem uma assembleia na noite desta terça-feira para decidir se entram em greve a partir de amanhã (23). O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse ontem que está negociando com a categoria.

“Espero que não haja greve. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos e as empresas estão conversando com a categoria”, disse, durante a inauguração de um novo equipamento no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas.

A proposta do Metrô de São Paulo, de reajuste salarial de 4,65%, não foi aceita pelos metroviários. A categoria exige aumento de 20,12%.

Uma dos protestos previstos pelos metroviários é liberar as catracas do metrô para os passageiros entrarem sem pagar.

Para Alckmin, essa possibilidade é “gravíssima”. “O governo precisa ser sustentável economicamente, inclusive para conseguir pagar bons salários aos funcionários”, disse.

O primeiros anúncio da greve foi feito no dia 16, quando um acidente envolvendo dois trens na linha 3-vermelha deixou ao menos 49 pessoas feridas.

Uma assembleia do sindicato já decidiu pela greve a partir da 0h de hoje, mas garantiu uma nova votação para analisar as contrapropostas do Metrô.

A companhia afirma que vai entrar na Justiça para garantir a prestação de serviços.

PELO BRASIL

Seis capitais têm enfrentado problemas com transporte no país.

Na segunda-feira (21), funcionários do sistema de trens metropolitanos de Porto Alegre fizeram uma paralisação de 24 horas em protesto por reajustes salariais.

Na semana passada, a categoria dos metroviários paralisou as atividades em Belo Horizonte, Recife, Natal, João Pessoa e Maceió.

Em Belo Horizonte e em Recife, que têm os maiores sistemas de metrô geridos pela CBTU, os trens só estão funcionando nos horários de pico –das 5h20 às 8h30 e das 17h às 19h30, na capital mineira, e das 5h às 9h e das 16h às 20h, na pernambucana. No restante do dia não há viagens.

Em Natal, João Pessoa e Maceió, os trens operam em horário normal, mas fazem apenas 30% das viagens.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1093853-metroviarios-de-sp-decidem-hoje-se-entram-em-greve.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *