MÉDICAS E ENFERMEIRAS DE MATERNIDADES RECEBEM CAPACITAÇÃO
Médicas, enfermeiras e auxiliares de enfermagem das maternidades Marly Sarney e Benedito Leite participaram neste sábado (9) e domingo (10) do Curso “Suporte Avançado de Vida em Pediatria”, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A capacitação, ministrada por médicos do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), teve o objetivo de atualizar os profissionais sobre o atendimento de urgência e emergência a crianças em estado grave.
O curso da American Heart Association é ministrado em todo o mundo visando padronizar o atendimento a crianças em estado grave que sofreram parada cardíaca dentro ou fora de unidades de saúde, ou que chegam ao hospital em estado de pré-parada. Por isso, os participantes são profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das duas maternidades estaduais.
“O objetivo é capacitar esses profissionais para que possamos evitar que esses pacientes tenham uma parada cardíaca, reduzir mortes ou seqüelas”, explica o médico cardiologista Rogério Andalaft, um dos instrutores do curso. Além dele, vieram a São Luís para ministrar o curso os médicos Marcos Tenuta, Cintia Vranjac e Ana Zazula
A capacitação dividiu-se em aulas teóricas e práticas, sobre os temas “Tratamento das emergências respiratórias”, “Acesso vascular”, e “Distúrbio do ritmo e eletroterapia”, com simulação de casos de pacientes com paradas respiratórias e cardíacas.
O curso promovido pela SES teve a aprovação das participantes. “Este curso é excelente, porque podemos colocar em prática os nossos conhecimentos“, declarou Ana Clara Cavalcante de Carvalho, enfermeira da Maternidade Marly Sarney. “Iniciativas como esta reforçam os nossos conhecimentos”, acrescentou a médica Maria Regina de Mello, que atua na UTI da Marly Sarney.