MARANHÃO RECEBERÁ MAIS RECURSOS DO MINISTÉRIO DAS CIDADES
O Ministério das Cidades destinará mais recursos ao Maranhão para serem investidos em habitação e saneamento básico. O anuncio foi feito pela secretária nacional substituta do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica do Ministério das Cidades, Júnia Santa Rosa, na abertura da Oficina de Diagnóstico do Plano Estadual de Habitação e Interesse Social realizada, nesta terça-feira (5), no auditório da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), em São Luís.
Júnia Santa Rosa informou que o Governo Federal vai destinar cerca de R$ 100 bilhões para o PAC 2 e mais R$ 20 milhões para o Programa Minha Casa, Minha Vida. Para isso, o Ministério das Cidades está dialogando com os estados e municípios para buscar instrumentos capazes de elaborar e monitorar projetos, visando gerir os recursos federais.
Um exemplo desses instrumentos é o Plano de Habitação de Interesse Social. “É salutar a iniciativa do Governo do Estado em proporcionar a 71 municípios maranhenses capacitação para a construção dos planos de habitação”, declarou a secretária.
“Os planos funcionarão como diagnósticos dos municípios onde, a partir desse trabalho, serão efetivadas políticas públicas que vão melhorar indicadores sociais do estado”, declarou o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes.
Participaram também da oficina, o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Cartográficos (Imesc), Fernando Barreto; representantes da Caixa Econômica Federal e outras instituições; além de conselheiros estaduais e municipais do Conselho de Cidades (Concidades), representantes de municípios e técnicos da Secid.
FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2011/7/5/maranhao-recebera-mais-recursos-do-ministerio-das-cidades-161689.htm