Maioria dos britânicos quer sair da União Europeia
Maioria dos britânicos quer sair da União Europeia
A maioria dos britânicos está a favor de que o Reino Unido abandone a União Europeia (UE), como consequência da crise que afeta a Zona do euro, revela nesta quarta (16) uma pesquisa da consultora YouGov.
De acordo com a pesquisa, que levou em conta a opinião de mil pessoas adultas, 54% quer a saída do país da UE, enquanto 34% apoia a condição de membro dos 27.
Para o analista Paul Whiteley, responsável pela pesquisa, os problemas políticos na Grécia e a crescente crise econômica na Espanha incentivam o ceticismo entre os britânicos e o resto da comunidade de nações.
Whiteley sublinhou que os britânicos sempre viram na UE uma forma adequada de promover o crescimento econômico, mas foram tradicionalmente céticos de uma maior integração política.
“Muitos perguntam-se que sentido tem ser membro de um clube que não pode cuidar dos interesses de seus próprios integrantes”, assinalou o especialista ao revelar os resultados da pesquisa.
A economia da Zona do Euro registrou no primeiro trimestre de 2012 um crescimento médio zero do Produto Interno Bruto, afetada pela recessão que golpeia vários de seus sócios, segundo dados do escritório de estatísticas Eurostat.
O bloco de 17 países vinculados à moeda única também enfrenta um índice recorde de desemprego de 10,9%, com mais de 17 milhões de pessoas na lista de desempregados.
Fonte: Prensa Latina
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=183418&id_secao=9