Lupa Eletrônica é destaque no 3º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação
UFMA é a única universidade do Norte-Nordeste presente na exposição em São Paulo
O III Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, tem como tema: O Desenho Universal na Indústria Brasileira e acontecerá no período de 24 a 26 de outubro em São Paulo. Dentre os expositores de trabalhos selecionados, destaca-se a Lupa Eletrônica do profº Evandro Guimarães, coordenador do Núcleo de Acessibilidade da UFMA.
O conceito de acessibilidade é pedra fundamental para a inclusão da pessoa com deficiência. Porém, apesar de não estar totalmente implementado nos espaços públicos e privados, é necessário avançar, assim a versão desse encontro traz os princípios do Desenho Universal fazem uso e ampliam a visão de acessibilidade, porque trabalham outros elementos igualmente importantes. Nesse sentido, a idéia não é apenas tornar locais, produtos e serviços acessíveis, mas contemplar outras necessidades de usuários em geral, como a usabilidade, a potencialização de habilidades e a segurança.
O Prof. Evandro orgulha-se da UFMA ser a única universidade do Norte-Nordeste presente na exposição e reflete: “O Desenho Universal busca contemplar, além das pessoas com deficiência, as necessidades de outros segmentos da sociedade, como o idoso, o obeso e a criança, entre outros. Com a atenção aos fundamentos do Desenho Universal, a Lupa Eletrônica da UFMA, é prova que trabalhamos para construir um mundo cada vez mais justo e inclusivo”.
O reitor Natalino Salgado acrescenta: “Estamos felizes com mais essa conquista do Núcleo de acessibilidade da UFMA, e ressalto que nossa missão é promover o conhecimento, incentivar iniciativas como a Lupa Eletrônica, bem como, especificamente, fortalecer o setor de Tecnologia Assistiva no país, incentivando toda cadeia produtiva, da pesquisa e inovação tecnológica à fabricação e comercialização de produtos e serviços voltados ao aumento da autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência”.
Sobre o Encontro
A terceira edição, coordena e realiza atividades voltadas à difusão de ajudas técnicas e de tecnologias inovadoras. Pretende analisar e discutir em que medida os princípios do Desenho Universal vêm influenciando a indústria brasileira no desenvolvimento atual e futuro de produtos e serviços projetados para atender às mais variadas demandas por funcionalidade, usabilidade e segurança.
A Lupa como os demais produtos selecionados foram avaliados a partir de três critérios essenciais: (i) evidente inovação, (ii) não disponibilidade no varejo convencional, e (iii) representar avanço nos processos de reabilitação e/ou atividades da vida diária das pessoas com deficiência.
Sobre a Lupa
Lupa eletrônica de baixo custo – inova ao usar um sistema simples de rodas para manter a lupa alinhada com o texto e por custar apenas 15% do preço das lupas disponíveis no mercado. A diferença está na utilização de uma webcam que custa em média R$ 50,00 e de um drive de domínio público. Mesmo assim, gera uma imagem nítida o bastante para que pessoas com baixa visão leiam desde bulas de remédio a livros e jornais.
Para mais informações sobre o Núcleo de Acessibilidade da UFMA ou sobre este invento, ligue para (98) 3301-8053 ou pelo e-mail acessibilidade@ufma.br
Edição:Keyle Monteiro