LULA DA SILVA DIZ QUE O BRASIL TEM DE FAZER TUDO PARA AJUDAR PORTUGAL
O ex-presidente do Brasil Lula da Silva advertiu que “não pode” já falar em nome do Brasil, mas ao pronunciar-se sobre a possibilidade de o seu país dar uma mão a Portugal na actual crise financeira afirmou que “tudo o que pudermos fazer para ajudar Portugal, temos de fazer”.
Lula, que esta segunda-feira chegou a Lisboa, sublinhou também que o “FMI não resolve os problemas”, mas que, pelo contrário, apenas os “agrava”.
Lula da Silva participou num jantar em Lisboa ao lado do primeiro-ministro, José Sócrates, e de Mário Soares e a propósito de uma eventual ajuda do Brasil a Portugal tratou de contrariar essa perspectiva, contrapondo-lhe que a crise se resolve com “a confiança dos mercados”
Lula recebe esta terça-feira o Prémio do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, na Assembleia da República, devendo depois rumar depois também a Coimbra, onde se encontrará com a actual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que esta terça-feira chega a Portugal. Em Coimbra, o ex-presidente brasileiro vai receber na quarta-feira o doutoramento Honoris Causa da Universidade de Coimbra.