Livros
Estes livros estão a venda na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas no Campus da UFMA.
Entre em contato: (98) 3272-8365
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Este livro é uma coletânea que reúne estudos de diversos sujeitos protagonistas do movimento da educação do campo no Maranhão, em diferentes momentos e espaços, que na relação dialética entre educação e trabalho constroem uma práxis educativa imersa na realidade do campo maranhense. As autoras e autores são pesquisadoras, pesquisadores, professoras e professores universitários e da educação básica, estudantes de pós-graduação, camponeses e camponesas, que ousaram ocupar o latifúndio do saber e produzir conhecimento na perspectiva da classe trabalhadora do campo. Nesse processo vão constituindo um movimento político-pedagógico-epistemoló Além da Secretaria do Programa de Políticas Públicas, esta obra também pode ser adquirida no Sebo do Arteiro e na Livraria AMEI no São Luís Shopping. |
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Este livro aborda as relações entre o modelo federativo e o financiamento da educação básica no Brasil, com foco para a assistência técnica e financeira da União aos entes federados subnacionais. O tema é abordado no contexto da dinâmica federativa que se desenvolveu no campo do financiamento da educação básica após a Constituição Federal de 1988, envolvendo um conjunto de arranjos redistributivos dos recursos vinculados à educação e novas formas de organização da assistência técnica e financeira da União, tendo em vista o alcance do padrão de qualidade e de maior equalização na oferta da educação básica, conforme prescreve a legislação nacional. A partir da abordagem teórica do federalismo, a autora operacionaliza conceitos e princípios para a análise das tensões que têm se manifestado nas duas últimas décadas entre os entes federados na assistência técnica e financeira da União para a oferta e manutenção da educação básica. Para tanto, a abordagem teórica do federalismo é associada às abordagens do campo da política educacional, em especial no campo do financiamento. Combinando análise de conteúdo e análise estatística, a obra analisa a ação de assistência técnica e financeira da União a partir de sua regulamentação e dos recursos transferidos aos entes federados subnacionais, tomando como referência o Custo Aluno Qualidade inicial, os mecanismos para promoção de equidade e os processos de coordenação federativa. Este livro pretende ser uma contribuição aos estudiosos, pesquisadores, formuladores e implementadores de políticas públicas de educação, apontando as tensões, limites e perspectivas do financiamento da educação básica no Brasil, tendo em vista os atuais arranjos político-administrativos da assistência técnica e financeira da União.
Aquisição também pode ser feita via Editora. |
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Resultado de pesquisas levadas a efeito pelo Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, o livro está estruturado em quatro partes enfocando grandes temas, com textos de autores brasileiros e estrangeiros.
Na primeira parte discute-se o declínio do império estadunidense; recupera-se o debate clássico de Trotsky sobre a teoria do desenvolvimento desigual e combinado e introduz-se, nesta discussão, o papel do Estado. Na segunda parte são apresentados três enfoques dos efeitos das políticas neoliberais: o governo, o mercado e a inserção da Amazônia no ciclo das commodities; o papel das organizações não governamentais de desenvolvimento que, ao focarem local, atuam como importante braço do imperialismo; e os efeitos dessa política nas cidades: o papel civilizatório da vida urbana se apresenta como tragédia. Na parte seguinte, três textos tratam da difícil questão da universalização das políticas sociais. O primeiro deles trata dos impasses da universalização das políticas sociais para a América Latina. Nos outros textos são abordados, respectivamente, a educação subsumida à lógica do mercado e os desafios da universalização real do Sistema Único de Saúde. Por fim, a quarta parte nos brinda com dois artigos sobre as lutas de resistências. O primeiro deles enfoca a América Latina, vitórias e desafios das lutas sociais; o segundo, em retrospectiva histórica, retrata o ciclo das lutas operárias e populares e suas perspectivas. |