Líderes mundiais concordam que Grécia deve ficar no euro, diz Obama
Líderes mundiais concordam que Grécia deve ficar no euro, diz Obama
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que os líderes mundiais concordam que a Grécia deve permanecer na zona do euro apesar da crise econômica e política no país europeu.
Em entrevista coletiva após a cúpula da Otan, em Chicago, Obama declarou que os líderes europeus estão mais determinados a encontrar uma solução para resolver a crise na zona do euro e pediu uma coordenação mais efetiva dos governos.
O americano ainda disse que os bancos da Europa precisam ser recapitalizados e devem ser criados mecanismos para evitar que os países sejam contagiados pelos resultados ruins das instituições financeiras.
AFEGANISTÃO
Obama ainda anunciou que avançam “a passos rápidos” as negociações entre a aliança militar do Ocidente e o governo do Paquistão para recuperar a rota do envio de suprimentos para as tropas do Afeganistão.
O presidente americano teve uma conversa com seu homólogo paquistanês, Asif Ali Zardari, em que pediu a participação do país como parte da solução do problema afegão e tentou diminuir a tensão entre os Estados Unidos e o Paquistão, aumentada após a operação que causou a morte de Osama bin Laden, em 2011.
Obama ainda mostrou preocupação com o crescimento do grupo terrorista Al Qaeda no Iêmen, após o ataque que causou a morte de pelo menos 90 soldados na capital Sanaa e que está trabalhando em conjunto com o governo iemenita para identificar as lideranças da Al Qaeda na península Arábica.