Líderes gregos fecham acordo sobre austeridade, diz jornal

Líderes gregos fecham acordo sobre austeridade, diz jornal

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os partidos que fazem parte da coalizão governista grega finalmente chegaram a um acordo para aprovar um pacote de severas medidas de austeridade fiscal, exigido pelos organismos internacionais para emprestar novos recursos ao país.

Ainda sem confirmação oficial, a notícia foi veiculada pelo jornal britânico “Financial Times” em seu site. A reportagem se baseia em declarações de uma fonte anônima do gabinete do primeiro-ministro Lucas Papademos. Outro jornal financeiro influente, o americano Wall Street Journal, reportou que a notícia foi confirmada por uma fonte governamental e que um comunicado oficial será publicado em breve.

Uma vez que os líderes tenham aprovado o acordo de austeridade fiscal, deve ser convocado um conselho de ministros para firmar o documento, que será posteriormente enviado ao parlamento para ser ratificado numa sessão extraordinária marcada para o dia 12.

Em um país que caminha para o quinto ano consecutivo de recessão, e sob forte reação popular, a adoção de tais medidas enfrentava forte resistência da coalizão que apoia Papademos.

Por conta dessa resistência, as negociações com as lideranças partidárias se arrastavam há dias, sob intensa pressão da União Europeia, um dos principais financiadores da Grécia.

RESGATE FINANCEIRO

O FMI (Fundo Monetário Internacional) e a União Europeia acordaram em princípio um segundo resgate gigantesco de 130 bilhões de euros cerca de US$ 170 bilhões) para o país mediterrâneo, mas exigem em troca o compromisso firme do Governo heleno na implementação de um severo pacote de medidas de economia.

Além disso, os sócios da eurozona esperam, para desbloquear o resgate, que Atenas feche o acordo com os credores privados, o que prevê o perdão de ao menos 100 bilhões de euros da dívida grega.

Sem a ajuda internacional, a Grécia entrará em moratória em 20 de março, quando deve enfrentar os vencimentos da dívida de 14,5 bilhões de euros.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1046264-lideres-gregos-fecham-acordo-sobre-austeridade-diz-jornal.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *