Justiça eleitoral paraguaia reconhece Partido Comunista
Justiça eleitoral paraguaia reconhece Partido Comunista
As autoridades do Partido Comunista Paraguaio (PCP) anunciaram na última segunda-feira (7) que, após 66 anos, a organização voltou a ser reconhecida e habilitada pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE).
Najeeb Amado (na foto abaixo) celebrou a decisão e disse que se trata de um ironia que a data coincida com a deflafração do golpe de 1954, que instalou a ditadura de Stroessner, verdadeiro perseguidor e torturador de comunistas no país.
Outros dirigentes lembraram que o partido foi fundado em 19 de fevereiro de 1928 e que manterá em sua legalização – que o torna hábil a participar no processo eleitoral – as suas siglas mais a foice e o martelo, símbolo da aliança entre operários e camponeses.
O partido anunciou uma festa de comemoração para esta sexta-feira (11) no final da tarde, diante do Panteão dos Herois, em Assunção.
Sobre a ordem do TSJE de que devem utilizar a cor roxa escura em lugar da vermelha, informaram que o partido aceitou a determinação.
De acordo com uma sentença dada pelo Tribunal Eleitoral de Assunção, em 18 de dezembro de 2011, o órgão determinou que a cor vermelha fosse substituída por outra, além de apagar do símbolo do partido a estrela amarela de cinco pontas, a pedidos do Partido Colorado.
Com agências
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=182790&id_secao=7